segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Kit Qualidade Sinduscon-MG - 5ª Edição


A Sinduscon MG lança kit composto de publicações e um folder visando disponibilizar materiais que levam informações do mercado e  economia da construção civil.


Na página do site da Sinduscon se encontram manuais para instrução de operários e para gerenciadores, que descrevem as melhores formas de se administrar uma obra. Há também as programações de eventos da área, cartilhas que informam os enlaces junto a economia, dentre outros materiais.

Faça o Download do Kit através do link: http://www.sinduscon-mg.org.br/site/kit_2011.php
 

sábado, 21 de janeiro de 2012

Aprendendo com a "Casa da Montanha"

Aprendendo a fazer um piso de cimento queimado diferenciado

Priorizando a economia, durabilidade, impermeabilidade e a estética, os responsáveis pela construção de uma casa sustentável, nos mostra uma ótima ideia na escolha do piso. A escolha pelo piso de cimento queimado se deve a beleza rústica, economia e fácil manuseio.


Confira como o piso cerâmico participa de áreas de lazer, de serviços e até mesmo salas de estar. Neste caso, ele foi utilizado em forma de mosaico com ripas de madeira com função de junta de dilatação e pigmentos coloridos.
Processo de fabricação: http://yvypora.wordpress.com/2009/09/11/piso-de-cimento-queimado/


O Grande empreendimento de Eike Batista

Eike Batista, dinheiro e surpresas...

A notícia não é nova, mas é válida já que não foi para a "grande mídia".
Eike Batista, o homem mais rico do Brasil (e um dos mais ricos do mundo), lança a construção da "Cidade X" ou "Eikelândia"¹.
O empreendimento é sitado como um complexo industrial/portuário/habitacional na região portuária da cidade de São João da Barra\RJ.
A complexo industrial/portuário conta com uma área de 90 km² ( equivalente a ilha de Manhattan, NY ) e vai abrigar as maiores empresas do ramo portuário e de construção civil. Dentre as empresas já citadas estão a Camargo Corrêa, Votorantim, Wisco, Ternium, Anglo American e várias empresas de Eike.

O projeto conta com um porto de 3 km de extensão e 27 m de largura, indústrias, termelétricas, siderúrgicas, etc. (Observe na imagem)




Uma das metas do empresário juntamente com a prefeitura de São João da Barra é construir a cidade X.
Um complexo habitacional modelo, que serviria de moradia para os trabalhadores do setor industrial.
Idealizado como uma cidade sustentável, o crescimento popular ( barracões, favelas dentre outras expansões fora do plano diretor) não seria admitido. A empresa fornecerá condições para que o contratado tenha bases sólidas na cidade, incluindo a moradia.


Sem dúvidas, as tecnologias empregadas na construção do empreendimento serviriam como um grande aprendizado para qualquer estudante ou engenheiro recém formado.

* Eikelândia¹ : Termo usado pela reportagem de André Vieira, publicada no site economia.ig

Fonte:http://economia.ig.com.br/empresas/conheca+a+eikelandia+a+obra+mais+arrojada+de+eike+batista/n1237908968098.html


sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Bom,

criar um blog é tarefa fácil! Difícil mesmo é fazer o primeiro post, até porque os próximos são vinculados ao público que se considera "de casa". Mesmo que o blogueiro não tenha seguidores, ele já se considera devidamente apresentado ao público.
O objetivo deste blog é expor ideias, formar opiniões e, sobretudo, compor Convicções.
Me apresentando:
Sou Gustavo Vinicius, estudante de Engenharia Civil na Unipac Bom Despacho MG, estagiário, moro em Morada Nova de Minas.
Como sou estudante de engenharia civil, e trabalho na área, constantemente os seguidores/leitores verão posts
vinculados à construção civil. Meu objetivo não é ficar preso à construção, mas abranger noticias do cotidiano e poder discuti-las.
Caros leitores, um blog só tem sentido se ele for visitado, requisitado, comentado e discutido.

Para que eu mantenha as atualizações em dia, preciso da participação de todos.
Comente, pergunte, pesquise, aprenda e siga o NOSSO blog.

Até mais.